Sabemos que Inglês é fundamental, principalmente num mundo globalizado como o nosso. Também sabemos o quanto é difícil vencer a barreira da vergonha, o medo da exposição à crítica e, muitas vezes, ao deboche... passei por isso, mas nunca desisti. Nasci apaixonada pelo Idioma, que comecei a estudar aos 5 anos de idade. Nunca parei, e hoje dedico 80% ou mais do meu tempo, a atividades que envolvam Inglês, seja dando aulas, escrevendo, meditando, ouvindo música, áudios, podcasts, lendo, organizando e participando de reuniões e palestras, ou mesmo assistindo vídeos, filmes e séries, no original em Inglês, SEM LEGENDA:)
Afirmo, por experiência própria e sem medo de errar, que falar Inglês é como ter asas, que nos permitem voar alto, e nos levam a todos os destinos, de fato, e metaforicamente.
Hoje sinto que um dos meus propósitos é servir, na área da comunicação e expressão, difundindo o conhecimento do idioma Inglês, através de cursos e aulas de conversação, de forma tal a facilitar, para o maior número possível de pessoas, a quebra de barreiras, de timidez e medo, e o desenvolvimento da natural capacidade de se comunicar bem, também naquele que passa a ser seu segundo idioma.
Reconheço agora que vim a este mundo, e fui preparada durante toda a minha vida, para cumprir tal propósito, ao ter nascido com essa paixão pelo Inglês, que me motivou a buscar o seu domínio. Some-se a isso, a oportunidade que a vida me trouxe, desde a adolescência, de conviver com estrangeiros, no mundo corporativo, onde a comunicação se dá em Inglês, escrito e falado.
Optei por cursar Letras, pois já era fluente em Inglês - idioma que ensinava, havia 2 anos - quando ingressei na faculdade. Sou professora graduada, com licenciatura plena em Português, Inglês e Literaturas, certificada com o CELTA, pela Universidade de Cambridge, o que me habilita a ministrar aulas de Inglês como segunda língua, no exterior, além de Tradutora/Intérprete, certificada pela Associação Alumni.
Educação em comunicação para mim é a solução de todo e qualquer problema - ou desafio - que possamos enfrentar, seja no micro, ou macrocosmo. Idiomas são ferramentas utilizadas para a comunicação, porém representam apenas cerca de 20% do processo (de comunicação), ou seja, seu conhecimento, ou domínio, isoladamente, não é suficiente para que a comunicação aconteça de forma efetiva e satisfatória.
Somos humanos, e a melhor forma de nos comunicarmos, a mais efetiva e que traz melhores resultados a todos, é: de coração para coração.
Por isso, ensino Inglês e Português, com foco principal na empatia - comunicação entre seres sensíveis, que em geral, ao se depararem com um sorriso, retribuem com outro sorriso, e abrem seus ouvidos, e seu coração, para ouvir e escutar, sem resistências ou barreiras, o que o outro, que lhe presenteou com um sorriso, tem a dizer.
Ensinar assim é muito fácil para mim, pois sou altamente sensível (HSP), intuitiva e dotada de alto grau de empatia. Complementando essas características que fazem parte de mim, me certifiquei como coach em educação, com foco em comunicação, pela Universidade Norueguesa NTNU - novamente, atestando que nasci "equipada" com o dom, e venho sendo preparada para executar minha missão, meu propósito, de "dar asas" ao maior número possível de pessoas, para que possam alçar voos, muito altos, em direção à concretização de seus sonhos, através da comunicação efetiva, em Inglês, Português e, principalmente, "HUMANEZ", nos mais diversos ambientes, sempre fazendo uso da linguagem comum a todos: a do coração:)
Amor e Luz,
Valéria
Valéria Maria Borgonovi